Entenda o impacto do crescimento populacional nos exames de imagem

entenda o impacto do crescimento populacional nos exames de imagem

O aumento populacional do século XXI preocupa áreas diversas da sociedade: economia, mobilidade, sustentabilidade, segurança etc. Mas você sabe qual o real impacto do aumento constante de indivíduos na área da saúde?

Propusemos um espaço de reflexão sobre as consequências dessa tendência nos exames de imagem com soluções possíveis para evitar uma sobrecarga ainda maior dos sistemas.

Boa leitura!

Panorama social

No dia 23 de fevereiro de 2023, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA, na sigla em inglês) lançou um estudo completo sobre as principais tendências demográficas no mundo.

Dentre outros pontos relevantes, o documento revela que o número de pessoas no planeta mais que triplicou desde 1950 e pode chegar a quase 11 bilhões até o final do presente século.

É fato que a população mundial está em constante crescimento, e há muitas preocupações sobre como isso afetará o planeta e a nossa capacidade de sustentar a vida humana a longo prazo, sobretudo no que tange a saúde.

Crescimento populacional e saúde

Uma pesquisa publicada na Revista USP em 2017 afirma que o desenvolvimento tecnológico, aliado ao aumento populacional, provocou uma verdadeira transformação social no século XX.

De tal modo, segundo as autoras, entramos em uma relação diretamente proporcional com os determinantes sociais e ambientais, como resultado das ações humanas e sua forma de levar a vida. 

Assim, novas preocupações em relação ligadas ao nosso modo de viver surgiram: qualidade da vida urbana, bem-estar ambiental, saúde física e mental, segurança, trabalho, custo de vida etc.

Com um número maior de pessoas adoecendo em decorrência do estilo de vida que assumimos, não é difícil mensurar o impacto na saúde de se possuir tantos indivíduos demandando cuidados.

Características como o envelhecimento da população, o aumento da incidência de doenças crônicas, a falta de recursos e o acesso cada vez mais limitado aos cuidados de saúde contribuem para a sobrecarga dos sistemas de saúde em todo o mundo.

 

Como os exames de imagem são afetados?

Ao falarmos sobre os exames de imagem, clínicas e hospitais são diretamente afetados pelo crescimento populacional, através do aumento da demanda por esses serviços.

Com um número cada vez maior de pessoas necessitando de atendimento médico, mais pacientes serão encaminhados para exames de imagem, incluindo radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias.

O aumento do número de pacientes também leva ao crescimento no volume de imagens que precisam ser interpretadas pelos médicos radiologistas, exigindo mais tempo e recursos para a análise e interpretação adequadas das imagens.

Soluções viáveis

Qual seria o melhor caminho para solucionar os problemas expostos acima?

Para além de medidas a longo prazo como políticas públicas, investimentos em infraestrutura e recursos humanos, ferramentas tecnológicas parcerias do médico radiologista se mostram essenciais.

O Sistema PACS veio facilitar o trabalho dos radiologistas, permitindo que eles trabalhem na nuvem, transformando seus datacenters em espaços seguros que otimizam as operações hospitalares médicas.

A Mobilemed oferece soluções eficientes para um novo momento na saúde hospitalar de nosso país com tecnologias exclusivas usadas em todo o mundo.

Conheça mais detalhes do Sistema PACS e solicite uma demonstração gratuita durante 15 dias!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.