Tendências e desafios da Medicina Diagnóstica

tendências e desafios da medicina diagnóstica

A medicina diagnóstica é o ramo da medicina que se concentra no diagnóstico de doenças por meio de exames laboratoriais e de imagem. Assim como muitas outras áreas da medicina, a diagnóstica está em evolução por uma série de fatores.

Continue lendo e confira uma prospecção com tendências e desafios esperados para a área a partir de 2023. 

A importância da Medicina Diagnóstica

Grande parte da importância da medicina diagnóstica reside no fato de que através dela é possível fornecer informações precisas e detalhadas sobre a saúde de um paciente, permitindo que os médicos possam escolher os tratamentos mais adequados para cada caso e ainda monitorá-los com o passar do tempo.

Exames de sangue, urina, fezes, radiografias, tomografias, ressonâncias, entre outros, a medicina diagnóstica inclui uma ampla variedade de tecnologias para atuar na prevenção, detecção e tratamento de doenças.

Panorama geral

São vários os fatores que impulsionam a medicina diagnóstica no Brasil e no mundo atualmente: avanços tecnológicos, aumento do envelhecimento populacional, a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, entre outros. 

Confira a seguir alguns desafios e tendências esperados para os próximos anos na área diagnóstica.

 

Desafios no radar

Como qualquer área que está em desenvolvimento, é natural que desafios surjam em diferentes instâncias relacionados a aspectos econômicos, legislativos e tecnológicos. Veja: 

Cenário econômico

O cenário econômico retraído da economia  afeta o bolso dos pacientes, que rapidamente tendem a cortar a manutenção de planos de saúde e outros custos com saúde, especialmente os preventivos.

Legislação

A medicina diagnóstica é hoje um dos setores que mais sofre regulamentações por parte de agências e órgãos regulatórios, aumentando a carga de responsabilidades sobre os prestadores e criando uma série de fatores burocráticos, ligados tanto às instalações quanto às rotinas administrativas.

Custo

Algumas tecnologias de diagnóstico podem ser bastante caras, assim como os tributos incidentes sobre a importação de mercadorias, limitando o acesso a pacientes com menor poder aquisitivo.

Tendências

Apesar dos desafios enfrentados, existem pontos positivos que animam os profissionais da medicina diagnóstica. Confira:

Aumento na utilização de tecnologia

A partir de 2023, veremos um aumento na utilização de tecnologias de inteligência artificial (IA) em todas as áreas da medicina diagnóstica, trazendo benefícios significativos para os pacientes, como aumento da precisão e rapidez dos diagnósticos.

No entanto, é necessário estar atento aos desafios potenciais da IA, como a necessidade de supervisão e regulamentação adequada para garantir a segurança dos pacientes.

Laudos a distância

Com o apoio de plataformas digitais, como o Sistema PACS, diversos profissionais das mais diversas especialidades e localidades podem trabalhar de maneira conjunta, permitindo que informações relevantes para o tratamento de um paciente circulem em segurança.

Por exemplo: um exame complementar feito por um laboratório pode chegar ao conhecimento do médico responsável pelo tratamento, independentemente da sua localidade, em poucos segundos.

Diagnóstico Molecular

A medicina diagnóstica tem utilizado cada vez mais tecnologias moleculares para o diagnóstico de doenças, como a PCR (Reação em cadeia da polimerase) e o sequenciamento genético. Dessa forma, a tendência é que esse tipo de tecnologia esteja presente de forma mais significativa nos próximos anos.

Por fim, a medicina diagnóstica tem um papel crucial na qualidade da saúde de um modo geral, embora os desafios existam, o cenário é bastante promissor, especialmente quando consideradas as tendências que já são realidade e as que estão por vir.

Conte com a Mobilemed para te ajudar na modernização dos processos laboratoriais e de equipe através do Sistema PACS que armazena laudos em nuvem, facilitando o fluxo de trabalho dos médicos radiologistas .

Solicite uma demonstração gratuita de 07 dias e experimente na prática!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.