Vantagens da utilização do DICOM

dicom vantagem da utilização

A telemedicina, prática que ganhou amplo destaque em 2020, permitiu que a assistência médica, incluindo imagens radiográficas, fossem realizadas totalmente a distância. Nesse sentido, o DICOM é uma ferramenta de padronização essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade das imagens compartilhadas.

Acompanhe a seguir o conteúdo completo que preparamos para você tirar todas as dúvidas sobre o DICOM e entender as vantagens da utilização dessas regras em detalhes.

O que é o DICOM?

Criado em 1983, no Colégio Americano de Radiologia, o padrão DICOM, que em inglês significa Digital Imaging and Communications in Medicine, refere-se ao conjunto de normas criadas para padronizar o formato eletrônico de imagens na medicina.

Como um dos objetivos principais, o DICOM possui o intuito de facilitar o processamento, armazenamento e transmissão de informações médicas sem que haja perda de informação ou necessidade de conversão de formatos.

Dessa forma, é possível estruturar referências no diagnóstico de imagens, como tomografias, ressonâncias magnéticas, radiografias, ultrassonografias, entre outros, permitindo que diferentes profissionais possam trabalhar as informações, independentemente do fabricante ou modelo do equipamento.

Qual a importância do DICOM para a radiologia?

O formato DICOM contribuiu significativamente para o avanço da radiologia, solucionando velhos impasses como incompatibilidade de equipamentos, acesso e atrasos na jornada dos pacientes.

A uniformização da comunicação de imagens médicas é possível graças a uma linguagem comum entre os dispositivos utilizados, solucionando antigos problemas de incompatibilidade entre as marcas de fabricantes.

Não menos importante, o DICOM também facilita o acesso às informações médicas em diferentes dispositivos. Nesse sentido, quaisquer aparelhos que possuam acesso à internet podem acessar as imagens de pacientes, tais como celulares, tablets e computadores.

Vantagem da utilização da DICOM vantagens

Destacamos a seguir as quatro principais vantagens da utilização do padrão DICOM na medicina, veja:

1) Precisão diagnóstica

Criar padrões para os exames de imagens impactou diretamente na melhora da nitidez dos resultados, facilitando a visualização, análise, interpretação, e, consequentemente, contribuindo para gerar diagnósticos mais precisos.

2) Compartilhamento de informações

A facilidade na circulação dos exames ajuda a fomentar análises e estudos mais profundos entre os profissionais envolvidos. Assim, o paciente pode ter acesso a um número maior de opiniões sobre o caso, mesmo a distância.

3) Manipulação segura de imagens

O padrão de comunicação DICOM também uniformiza aspectos como a segurança dos exames, pois ele define requisitos de privacidade essenciais, por meio de protocolos convencionados.

4) Qualidade no envio das imagens

A padronização de imagens médicas já foi um grande desafio para os centros de saúde no passado. Isso porque, antes do DICOM, a falta de legibilidade em uma imagem prejudicava e atrasava a avaliação do paciente em sua busca por resultados.

No entanto, após o DICOM, o encaminhamento das imagens passou a ocorrer em alta nitidez, evitando atrasos e/ou equívocos de interpretação.

É válido mencionar ainda que os padrões DICOM estão em constante aprimoramento para garantir ainda mais avanços no tratamento de exames e imagens médicas.

Continue acompanhando os conteúdos da Mobilemed e tenha acesso às melhores informações sobre saúde e radiologia!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.