Doenças crônicas em idosos: como obter um diagnóstico rápido?

cópia de mobilemed post site

O avanço da idade provoca muitas mudanças no organismo que, quando aliadas a um estilo de vida não saudável, culminam no aparecimento de doenças crônicas.

No entanto, é importante saber o impacto que o diagnóstico rápido tem na qualidade de vida e estabilidade de sintomas para o idoso.

Continue a leitura e entenda como obter um diagnóstico rápido de doenças crônicas através da união dos exames de imagem, rotina e cuidados defensivos.

Doenças crônicas na terceira idade

Caracterizadas por não possuírem uma cura específica, as doenças crônicas apresentam lenta evolução e acompanham o paciente pelo resto da vida.

Muitas doenças crônicas são assintomáticas, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento precoces. No entanto, uma rotina de monitoramento ativo pode ajudar nesses casos.

5 principais doenças crônicas em idosos

1. Doenças cardiovasculares: O envelhecimento do corpo já é naturalmente um fator de risco, pois o avanço da idade provoca endurecimento das artérias, que pode levar ao aumento da pressão.

Agregado a isso, o estilo de vida e os maus hábitos (como sedentarismo, obesidade e tabagismo), podem levar a um AVC ou derrame, que ocorre devido à falta súbita de sangue no cérebro.

2. Diabetes mellitus: O aumento da gordura e perda de massa muscular decorrentes do envelhecimento terminam por dificultar o processamento da insulina, contribuindo com o aparecimento da diabetes tipo 2.

A alimentação é a grande vilã aqui, e, apesar de incurável, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam a manter a qualidade de vida dos pacientes, freando o agravamento da doença.

3. Doença de Alzheimer: Categorizadacomo uma espécie de demência, a patologia avança de forma progressiva e  irreversível, comprometendo funções cognitivas, com a memória e a linguagem, por exemplo.

Neste caso, os exames de neuroimagem estrutural são essenciais para revelar atrofias e irregularidades.

4. Depressão: Apesar de pouco comentada, a depressão é um problema recorrente nos idosos.

Sua identificação pode ser demorada, uma vez que os principais sintomas são tristeza sem motivo aparente, falta de prazer em realizar atividades, alterações no sono e no apetite.

5. Osteoporose: A diminuição da massa óssea, principalmente em mulheres, pode trazer consequências perigosas.

A suscetibilidade a fraturas e as dores prolongadas comprometem a qualidade de vida e a independência do paciente.

Como obter um diagnóstico rápido?

A obtenção de um diagnóstico ágil é uma via de mão dupla. Entenda:

Paciente: é imprescindível o monitoramento ativo da saúde, frequentando especialidades médicas distintas periodicamente. Esperar até que um sintoma gere incômodo é uma das principais falhas que dificultam o diagnóstico rápido de doenças não somente crônicas.

Médico: é necessária a realização de avaliação multidimensional, capaz de reconhecer todas as demandas biopsicossociais do paciente. Além disso, é preciso coordenar um plano de cuidados do paciente,  com intervenções preventivas, curativas, paliativas e reabilitadoras, definidas de forma compartilhada com a família.

Conclusão

Apesar de incurável, as doenças crônicas da terceira idade perdem a força quando são implementados cuidados como monitoramento da saúde, mudança de hábitos na alimentação e exercícios físicos.

Os diagnósticos também são otimizados quando podemos oferecer um sistema ágil e eficiente, como o Sistema PACS, que facilita o acesso e o compartilhamento de resultados, melhora o  controle e a segurança da informação, além da organização da equipe hospitalar.

Converse com o nosso time e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo para a sua clínica!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.