5G no Brasil: Avanços tecnológicos importantes para a saúde

5g no brasil avanços tecnológicos importantes para a saúde

A tecnologia 5G representa um verdadeiro avanço nas gerações de internet móvel. Mas, você sabe como esse tipo de avanço tecnológico impacta positivamente a entrega de resultados de pacientes?

Confira na matéria a seguir todos os detalhes sobre essa nova ferramenta, e como ela está diretamente conectada com a área médica, auxiliando na promoção de saúde da população atendida.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a mais recente geração de rede móvel. Ela oferece uma série de benefícios em comparação aos modelos anteriores (3G e 4G), como: mais estabilidade, maior velocidade de upload e download, cobertura mais ampla e maior número de dispositivos conectados por metro quadrado.

Para isso, o 5G utiliza frequências mais altas para que mais dados sejam transmitidos em menos tempo. Ao mesmo tempo, a ferramenta tem um alcance menor, o que significa que a infraestrutura de rede precisará ser atualizada para suportar a tecnologia 5G.

A chegada da tecnologia 5G representa uma janela de oportunidade para empresas investirem em inovação. Afinal, ela favorece a adesão de tecnologias avançadas, por exemplo, Internet das Coisas (IoT), carros autônomos e realidade virtual.

Quais serão as áreas beneficiadas?

É natural que o impacto chegue, em primeiro lugar, às áreas que estão mais ligadas com tecnologia, como indústria, tecnologia e agronegócio, por exemplo.

No entanto, a área da saúde não fica para trás nessa lista, uma vez que a tecnologia 5G fornecerá uma melhora significativa no acesso aos dados dos pacientes em tempo real, permitindo um monitoramento com mais qualidade de pacientes.

 

Confira a seguir os principais impactos na medicina:

Telemedicina: Com a tecnologia 5G, médicos e profissionais de saúde podem se conectar com pacientes e colegas em tempo real, permitindo a realização de consultas, diagnósticos e tratamentos em tempo real, sem a necessidade de deslocamentos físicos.

Cirurgia remota: Com o 5G, cirurgiões podem controlar robôs cirúrgicos remotamente em tempo real, permitindo que realizem procedimentos cirúrgicos de alta precisão a distância.

Monitoramento remoto de pacientes: Os dispositivos médicos que monitoram a saúde dos pacientes poderão enviar dados em tempo real, permitindo o monitoramento da saúde dos pacientes de forma remota.

Assim, é possível fornecer cuidados personalizados, melhorando a qualidade de vida de pacientes que necessitam de monitoramento constante, como idosos ou pessoas com doenças crônicas, por exemplo.

Tecnologia 5G e Sistema PACS

Para se adequar a nova tecnologia 5G, é necessário que os aparelhos sejam compatíveis com a tecnologia 5G. Portanto, avalie se a infraestrutura ao seu redor está devidamente preparada para essa mudança.

A boa notícia é que Mobilemed já é compatível com a entrada do 5G! Através dessa modernidade, entregamos ainda mais mobilidade, conforto e praticidade para as clínicas.

Quando unimos a rede 5G e o Sistema PACS, os resultados são ainda melhores, pois garantimos que os exames ficarão prontos de forma muito mais rápida, possibilitando que as imagens sejam enviadas através da nuvem para o médico em poucos segundos.

Conheça mais sobre o Sistema PACS da Mobilemed e solicite um teste gratuito por 15 dias.

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.