Radiologia Veterinária cresce no Brasil, entenda o cenário

radiologia veterinária cresce no brasil, entenda o cenário

O Brasil é o terceiro país com mais pets do mundo, de acordo com o censo do IPB (Instituto Pet Brasil). Logo, não é difícil imaginar que esse mercado está a todo o vapor no país. 

O cuidado com os animais é refletido em diversos setores: fábricas, petshops, medicina veterinária… O fato é que o faturamento do nicho veterinário alcança números cada vez mais altos.

A seguir, preparamos um panorama sobre a Radiologia Veterinária no Brasil para você acompanhar. Boa leitura!

O que é Radiologia Veterinária

A radiologia veterinária é uma técnica de diagnóstico por imagem. Mais especificamente, trata-se da aplicação de radiações ionizantes e não-ionizantes para práticas de diagnóstico de patologias diversas, cirúrgicas e alguns tipos de terapia.

Ao contrário do que se pensa, a radiologia veterinária não engloba apenas a técnica de raio-x, embora seja essa uma das principais. Hoje, os principais tipos de exame utilizados são: raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radioterapia e medicina nuclear.

Por conta do crescimento acentuado nos últimos anos, muitos profissionais têm buscado se especializar no diagnóstico por imagem na área veterinária.

Entenda o cenário

Um levantamento do Instituto Pet Brasil confirmou que há 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos no Brasil. Além disso, o IPB divulgou que o setor que engloba produtos, serviços e comércio de animais de estimação obteve um faturamento de R$ 58,9 bilhões em 2022.

No Brasil, a Radiologia Veterinária é uma especialidade relativamente recente, com o primeiro curso de especialização em Radiologia Veterinária oferecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1992. Desde então, a área tem crescido rapidamente, com a abertura de novos cursos e a formação de profissionais capacitados em todo o país.

Radiologia Veterinária na prática

Confira os principais exames de diagnóstico por imagem realizados em animais.

Raio X

No Raio X veterinário, as imagens adquiridas são de um mesmo plano, logo, o médico veterinário, muitas vezes, deve fazer duas ou mais projeções perpendiculares. Gerando, assim, uma imagem bi ou tridimensional, mais adequada para as avaliações.

Tomografia

A técnica é utilizada para dar visibilidade a algumas estruturas que necessitam de maior investigação. Por meio de contrastes, a tomografia permite estudar alterações de forma com movimento, ao contrário do raio-x, que possui imagem estática.

Ressonância Magnética

Embora mais recente na radiologia veterinária, a ressonância magnética é muito utilizada para diagnosticar problemas neurológicos de diversas natureza.

Benefícios

Confira três dos principais benefícios da realização dos exames de imagem em animais.

  • Especificidade nos tratamentos, com protocolos mais eficazes e voltados especialmente a necessidade de cada pet;
  • Avaliação mais precisa da necessidade ou não de cirurgia;
  • Sucesso no diagnóstico precoce de câncer em animais.

Em resumo, a Radiologia Veterinária tem se mostrado uma ferramenta valiosa no diagnóstico e tratamento de doenças em animais no Brasil, sendo responsável por muitos casos de sucesso em diagnóstico e recuperação.

Quer saber como transformar seus datacenters virtuais em espaços seguro, realizando exames com mais eficiência e agilizando a entrega de laudos?

Clique aqui e faça o teste gratuito por 7 dias do Sistema PACS! Ele já está disponível para você 

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.