O que você não sabia sobre Armazenamento de Exames na Nuvem

armazenamento de exames na nuvem mobilemed

A computação em nuvem está muito presente no dia a dia, apesar de nem sempre ser perceptível.

Por conta das facilidades proporcionadas por essa tecnologia, o recurso passou a ser usado também na área da saúde, trazendo muitos benefícios para a Telerradiologia, por exemplo.

Continue lendo e entenda como o armazenamento em nuvem agrega praticidade e inúmeras vantagens para clínicas e hospitais.

Boa leitura!

O que é armazenamento em nuvem?

A tecnologia do armazenamento em nuvem viabiliza o acesso remoto a diferentes dispositivos com internet, como smartphones, desktops, tablets, entre outros.

Através de um servidor que faz a comunicação dos dispositivos pessoais com os centros de dados, é possível acessar documentos de forma simples e segura.

No contexto clínico, a nuvem é a melhor amiga da Telerradiologia, ou deveria ser. Se um prontuário está disponível na nuvem, o médico poderá acessá-lo à distância via qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, garantindo um atendimento mais preciso e eficiente.

Apesar da praticidade, a ferramenta é super segura pois somente usuários previamente autorizados podem acessar os arquivos.

Adeus, arquivo morto!

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o prontuário médico completo do paciente (incluindo exames clínicos e laboratoriais) deve ser guardado pela instituição médica responsável por, no mínimo, 20 anos – conforme a Resolução CFM nº 1.821/2007, em casos de documentos impressos.

Você consegue imaginar a demanda de espaço físico necessário para armazenar toda essa documentação? E nem precisa…

A computação na nuvem permite que os exames e informações sejam adicionados um software específico da clínica e acessados pelo médico de qualquer lugar que estiver. Garantindo, assim, que os dados fiquem disponíveis para acesso dos profissionais sem problemas logísticos.

A tecnologia em nuvem trabalha em parceria com o médico radiologista através dos laudos a distância, facilitando e agilizando processos internos.

Principais benefícios

1) Rapidez e praticidade

Todo o processo de exame, laudo e entrega de resultados é bem menos burocrático e mais rápido quando feito de forma online, pois elimina processos que tomam muito tempo, como imprimir exames, coletar assinaturas, organizar arquivos etc.

2) Economia

Há uma redução significativa de custos ao dispensar a compra dos materiais para arquivamento, além de redução de espaço.

3) Escalabilidade

Por dispensar armazenamento físico, abre-se um leque de espaço quase infinito na nuvem sem exigir infraestrutura interna. Assim, você se preocupa somente em seguir crescendo!

4) Melhor atendimento ao cliente

Um portal de sistema de entregas também resulta em um atendimento melhor. A comodidade de poder acessar os resultados a qualquer momento e em qualquer lugar agrega um enorme valor na relação clínica com o paciente.

5) Segurança garantida

Na nuvem, o acesso às informações é restrito, garantindo autenticidade dos laudos médicos graças à criptografia dos dados. Dessa forma, as informações dos exames e pacientes estão sempre protegidos.

Benefício extra: Suporte 24h

A Mobilemed conta com um rápido suporte 24h, 7 dias por semana, por meio WhatsApp e telefone.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o Sistema PACS da Mobilemed.

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.