A verdade que ninguém nunca te contou sobre um diagnóstico demorado

medico e paciente

O diagnóstico de uma doença é um fator decisivo para o aumento de chances de cura, ou não, desse problema. No entanto, quando o diagnóstico é demorado, os riscos de agravamento da situação se aproximam a uma velocidade acelerada.

Mas, você sabe quais fatores estão envolvidos em um diagnóstico? Quais os impactos do atraso? Quais impactos a infraestrutura hospitalar tem neste momento?

Continue a leitura e entenda mais detalhes sobre os reais fatores envolvidos na demora de um diagnóstico.

O cenário ideal

A descoberta de doenças em estágio inicial está totalmente ligada à prevenção através de exames de rotina e do monitoramento da saúde no geral.

Apesar disso, sabemos que esse cenário ainda está longe de ser realidade no país, afinal, grande parte da população somente busca auxílio médico quando já possui sintomas visíveis e/ou incômodos no seu dia a dia.

Ainda que existam campanhas anuais voltadas à saúde como Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), Novembro Azul (combate ao câncer de próstata) e Maio Roxo (prevenção de doenças inflamatórias intestinais), por exemplo, o diagnóstico precoce ainda está longe de ser uma realidade no Brasil.

Não há tempo a perder

Segundo especialistas, a demora no diagnóstico pode custar caro. Um paciente que recebe tratamento adequado rapidamente tem possivelmente muito mais chances de lidar com a doença.

Uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) com mais 3.500 pacientes revelou que 41% deles levaram mais de 12 meses até receberem o diagnóstico final.

Na jornada do paciente, a precocidade gera ganho de tempo e aumenta as chances de cura dos pacientes. Logo, é importante avaliar o papel que cada parte envolvida possui nesse processo.

Como fica, então, o papel do médico radiologista?

O Sistema PACS como seu aliado

Um dos caminhos para encurtar a jornada diagnóstica é encontrar o profissional especialista na área e iniciar a realização de exames.

Nesse sentido, o Sistema PACS é uma ferramenta chave desenvolvida com o objetivo de facilitar o armazenamento e comunicação de imagens de forma mais padronizada e totalmente segura.

Na prática, ele permite que haja interação entre os ambientes que precisam contar com a manipulação de exames por imagens médicas dentro do setor de saúde.

O Sistema PACS traz uma grande inovação para o setor de saúde porque otimiza todo o trabalho que as clínicas possuem, fazendo com que os diagnósticos sejam mais aprimorados, os laudos sejam emitidos e as informações dos pacientes sejam monitoradas, agilizando os processos de diagnóstico.

Por isso, a Mobilemed está lado a lado do médico radiologista, cuidando da infraestrutura de centenas de centros hospitalares todos os dias para oferecer soluções eficientes não só no momento de diagnosticar.

Trabalhamos constantemente para melhorar o seu negócio, afinal, queremos estar ao seu lado para cuidar de quem mais importa: o paciente.

Que tal conhecer mais sobre esse sistema e solicitar um teste grátis?

Clique aqui e fale conosco! Nossa equipe está te esperando para impactar positivamente o universo hospitalar.

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.