Guia de Iniciante para Hospitais e Radiologistas usarem o Sistema PACS

mobilemed trabalhar na nuvem portal de entrega web e app para resultados do paciente no portal de entrega de resultadosjpg 20221006135517.jpg

Sistema PACS (Picture Archiving Communication and Systems) foi um grande avanço para o setor de radiologia a partir do ano de 1990.

Hoje em dia podemos observar que praticamente todos os centros de imagens usam essa tecnologia, que está cada vez mais consolidada no mercado. Isso acontece por conta dos benefícios que o Sistema PACS proporciona, como a redução de custos e otimização do trabalho.

Mas, é comum que ao começar a utilizar o sistema PACS em um hospital e centros de imagens muitas dúvidas surjam, e por isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o assunto e um guia para iniciantes. Acompanhe a seguir!

Sistema PACS: o que é?

Antes mesmo de falarmos sobre como começar a usar o sistema PACS, vamos entender o que ele significa. Esse sistema consiste no armazenamento de imagens e na comunicação entre bancos de dados de exames, armazenando imagens em formato DICOM.

Assim, não é necessário que os filmes radiológicos sejam arquivados e transportados de forma manual. O formato padrão DICOM é usado internacionalmente para arquivos de imagens e informações médicas relacionadas, como as informações do paciente e dados clínicos.

Guia para começar a usar o Sistema PACS

Confira a seguir o guia que preparamos para começar a usar o Sistema PACS:

Contratação de um sistema

Primeiro, para que você possa usar o sistema PACS é necessário fazer um bom planejamento e escolher a empresa que vai fornecê-lo para o seu negócio.

Existem diversas opções de sistemas PACS no mercado, desde as mais simples e em conta que possuem funções básicas sobre o armazenamento de imagens até os sistemas mais avançados, que possuem funções melhores e capacidades no processamento maiores também.

Instalação

Depois de escolher e contratar o sistema PACS, o próximo passo é a instalação. Esse processo não é demorado, e normalmente as empresas que oferecem os sistemas PACS estão usando ferramentas tecnológicas de virtualização com mais frequência.

Isso faz com que essa etapa seja ainda mais otimizada.

Definir os padrões e parâmetros do sistema

Essa é uma das etapas mais importantes na utilização do sistema PACS, pois envolve as configurações dos usuários desse sistema e também para que ele possa receber as imagens de forma automática.

Nesse processo as personalizações de acesso, configuração do DICOMs, personalização dos modelos de laudo, acesso remoto e outras funcionalidades devem ser definidas.

Quanto maior as funcionalidades que o sistema PACS contratado possui, maior também a demanda de trabalho do hospital, com isso, é interessante fazer essa padronização do sistema com cuidado, para evitar problemas.

Migrar os dados para o sistema atual

Com certeza o hospital em questão já utilizou algum outro sistema ou forma de armazenamento de dados e imagens antes de contratar o sistema PACS, e fazer a migração dos dados é muito importante.

Todos os dados importantes do sistema antigo devem ser transferidos para o sistema PACS novo, como usuários, resultados, dados clínicos, imagens dos exames, laudos e outros.

Treine a equipe

É muito importante que toda a equipe que terá acesso ao sistema PACS receba um treinamento adequado para conseguir utilizar o sistema e também identificar algum tipo de falha de funcionamento, quando acontecer.

Esse sistema também deve ser testado durante algum tempo antes de ser utilizado de fato durante a produção em grande volume. Se quiser saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, entre em contato com a nossa equipe comercial!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.