Como o Sistema PACS pode ajudar a sua clínica?

Como o sistema PACS pode ajudar a sua clínica?

Realizar exames com mais eficiência, assim como entregar os laudos com mais agilidade aos pacientes, é um dos objetivos do sistema PACS.

Esse conceito é relacionado a um software, que possui a função de armazenar as imagens dos exames e facilitar a comunicação entre setores de um mesmo centro de diagnósticos de imagens.

O sistema PACS adequado facilita todo o fluxo de trabalho dos profissionais envolvidos no diagnóstico por exames, desde o pedido até o laudo e monitoramento.

Por conta disso, inserir o sistema PACS em sua clínica pode trazer diversos benefícios, e hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir:

O que é o sistema PACS?

O sistema PACS funciona como um local de armazenamento de imagens de exames, e também é uma maneira de comunicação em uma clínica para que o diagnóstico possa ser feito através da imagem.

A sigla significa Picture Archiving and Communication System, levando ao conceito de Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.

telemedicina antes do sistema PACS tinha que enfrentar diversos obstáculos que levavam ao atraso no diagnóstico de pacientes, levava a prejuízos financeiros e fazia com que exames fossem refeitos para que os sistemas próprios das clínicas pudessem ler.

Como o sistema PACS pode ajudar a sua clínica?

O sistema PACS veio para eliminar diversos problemas. Ele ajuda a facilitar o trânsito de imagens e informações em diferentes clínicas e hospitais.

Com isso, os exames que antes eram levados em mãos pelos pacientes de uma clínica para outra, hoje podem ser processados de forma totalmente digital.

O sistema PACS ideal para a clínica é aquele que facilita o fluxo de trabalho de todos os profissionais envolvidos na promoção de saúde dos pacientes. Isso porque ele envolve processos desde a aquisição do exame ao diagnóstico, além de monitorar e criar o laudo para o paciente.

Dessa forma, inserir o sistema PACS em sua clínica aumenta a produtividade, diminui os gastos e traz mais segurança não só para os profissionais, mas também para os pacientes.

Relatório Gratuito:

Diagnóstico do Mercado de Telerradiologia 2022

Maiores vantagens da utilização desse sistema

O sistema PACS quando bem aplicado, pode trazer diversas vantagens para a clínica. Confira algumas delas a seguir:

  • Mais segurança no armazenamento
  • Acesso facilitado aos laudos
  • Agilidade e conforto para os pacientes
  • Imagens com resoluções melhores
  • Exames disponibilizados imediatamente
  • Diagnóstico mais preciso
  • Melhor relação entre médico e pacientes
  • Diagnóstico de qualidade e mais rápido.

Além desses benefícios citados, o fato de minimizar o problema de perda de laudos também é um dos principais fatores que fazem com que as clínicas passem a adotar o sistema PACS.

Além disso, os profissionais que estão envolvidos no caso daquele paciente conseguem se comunicar melhor, de acordo com o acesso aos exames anteriores, por exemplo.

Esses recursos do PACS melhoram a segurança, a acessibilidade é a distribuição dos registros, aumentando a produtividade dos colaboradores e trazendo mais agilidade e conforto aos pacientes, principalmente pela qualidade da imagem, facilitando o diagnóstico.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e implementar esse sistema em sua clínica, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

Compartilhe essa publicação!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin

Diagnóstico do Mercado de Telerradiologia em 2022

Talvez você goste também