Inteligência Artificial, ou IA, ainda parece algo futurístico para você? Saiba que essa modernização tecnológica vem ganhando cada vez mais espaço desde a última década e já é uma realidade, principalmente na área médica.
Do assistente virtual ao exame radiológico, essas ferramentas são capazes de facilitar as tarefas do nosso dia a dia, otimizando tempo e aumentando a produtividade.
Continue acompanhando o artigo e saiba como a Inteligência Artificial está presente em exames de imagem com pesquisas e casos de uso. Boa leitura!
Entenda o cenário
Assim como em qualquer outra área, é mais do que esperado que a medicina acompanhe a modernização tecnológica. De acordo com uma pesquisa recente da Tractica, divulgada pelo portal Business Wire, o mercado relacionado à IA no setor da saúde deve movimentar aproximadamente 34 bilhões de dólares até o ano de 2025.
Além disso, estudos recentes também comprovaram que a IA pode otimizar em até 40% o tempo de realização de exames de imagem, garantindo, dessa forma, maior eficiência e excelência na prestação de serviços. Mais que isso, essas ferramentas podem agilizar processos como filas de exames, emissão de laudos e diagnóstico de um paciente.
Por outro lado, de acordo com o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), cerca de 80% dos profissionais recém-formados não souberam interpretar um exame de radiografia e erraram a conduta terapêutica de paciente idoso, durante os testes aplicados.
Seria a IA, então, a chave para solucionar essa falha humana?
A IA vai substituir a atividade humana?
Se a IA vai substituir a atividade humana, ainda não sabemos, mas muitas clínicas de radiologia e diagnóstico por imagem já contam com o auxílio de Inteligência Artificial para aumentar a produtividade de seus colaboradores e agilizar a jornada do paciente.
Dessa forma, o grande volume de requisições de exames e laudos é trabalhado de forma mais eficiente, por exemplo, provendo um laudo mais assertivo desde o primeiro momento.
Quando o médico radiologista utiliza essa modernidade como sua aliada, todos os envolvidos saem ganhando: a equipe, os médicos, a clínica e, sobretudo, o paciente.
Caso de uso
Um grande caso de sucesso é o Projeto RadVid-19, que obteve reconhecimento internacional e aplicou a IA no diagnóstico por imagem para identificação de casos de COVID-19.
Criada por radiologistas brasileiros com apoio do CBR, a solução coleta exames de raio X e tomografia, analisa-os e produz relatórios para serem acessados pelo médico radiologista. Sua principal função é auxiliar a decisão clínica, tornando o diagnóstico por imagem ainda mais preciso.
Principais Benefícios
Listamos os principais benefícios da utilização de tecnologias com IA para a promoção da saúde e do bem estar da população.
- Maior assertividade dos laudos;
- Melhoria de fluxo, priorizando emergências e urgências;
- Diminuição do tempo de entrega do laudo;
- Priorização de informações relevantes em exames.