Em um mundo onde a tecnologia está se tornando rapidamente parte integrante de nossa vida cotidiana, não é surpresa que a indústria de imagens médicas esteja procurando soluções para a nuvem.
Exames diagnósticos, tais como raios-X, tomografias computadorizadas e ressonância magnética estão agora sendo disponibilizados na nuvem, criando uma maneira mais eficiente, econômica e segura de fornecer imagens diagnósticas.
Esta mudança não só está revolucionando como as imagens médicas são conduzidas, mas também está proporcionando imensos benefícios aos pacientes. Ao utilizar soluções baseadas na nuvem, os pacientes podem acessar suas imagens de forma rápida, segura e a uma fração do custo.
Além disso, a nuvem está permitindo que hospitais e clínicas sejam mais ágeis e responsivos às mudanças nas necessidades dos pacientes. Neste texto, vamos explorar a mudança para imagens baseadas em nuvem e os benefícios potenciais que ela oferece aos pacientes.
Introdução
As imagens diagnósticas estão desempenhando um papel maior no atendimento ao paciente e nos resultados gerais. Tem havido um aumento constante no uso de imagens diagnósticas, com bilhões de exames realizados a cada ano em todo o mundo.
Esta é uma tendência que deve continuar, pois o envelhecimento da população provavelmente aumentará a demanda por este tipo de imagem. Além disso, o uso crescente delas como investigação de primeira linha provavelmente aumentará a demanda.
À luz destas tendências, é mais importante do que nunca garantir que os sistemas usados para fornecer imagens sejam seguros e eficientes, e atendam às necessidades dos pacientes.
Um sistema de imagens é a espinha dorsal de qualquer instalação de imagens médicas. É a infra-estrutura tecnológica que adquire, processa e distribui imagens e dados relacionados aos pacientes.
Tradicionalmente, os sistemas de imagem têm sido instalados no local, muitas vezes em um local centralizado. Entretanto, com o advento da computação em nuvem, os sistemas de imagem podem agora ser entregues como um serviço, permitindo escalabilidade e maior flexibilidade do que os sistemas tradicionais.
O que é imagem diagnóstica baseada em nuvem?
Imagem baseada em nuvem é o fornecimento de serviços e aplicações de imagem médica em um ambiente de computação em nuvem. As imagens podem ser fornecidas através de uma nuvem pública ou uma nuvem privada.
Os provedores de nuvens públicas hospedam os dados dos clientes em um ambiente compartilhado, tornando-os mais acessíveis que as soluções de nuvens privadas. O processamento e armazenamento de imagens são realizados na nuvem, enquanto os componentes de visualização e análise são implantados no local.
Este modelo híbrido pode ser alavancado para atender às necessidades de uma variedade de clientes. Soluções de imagem baseadas em nuvens podem melhorar o fluxo de trabalho, facilitar a adoção de novas tecnologias e ajudar a reduzir custos.
Elas também têm o potencial de aumentar o nível de atendimento e satisfação dos pacientes, proporcionando uma melhor experiência e imagens de maior qualidade. Os pacientes se beneficiam da conveniência de ter suas imagens prontamente disponíveis, o que lhes permite tomar decisões de tratamento mais informadas.
Benefícios da imagem diagnóstica baseada em nuvem
Velocidade
As imagens podem ser transmitidas aos pacientes instantaneamente, proporcionando-lhes uma melhor experiência e maior satisfação.
Escalabilidade
Os sistemas de imagem baseados em nuvens podem ser escalados para cima ou para baixo para atender às necessidades do ambiente de imagem. Esta escalabilidade é particularmente atraente para os provedores de saúde que percebem flutuações sazonais em suas cargas de trabalho.
Acessibilidade de preços
Os sistemas de imagem baseados em nuvens podem reduzir os custos de investimento de capital e fornecer uma solução mais acessível para os clientes.
Segurança
As imagens baseadas em nuvem possuem recursos de segurança incorporados, como criptografia e autenticação, projetados para proteger os dados contra acesso não autorizado.
Desafios da imagem diagnóstica baseada em nuvem
Comunicação
As organizações de saúde precisam se comunicar efetivamente com seus prestadores de serviços na nuvem. Isto é particularmente importante quando se trata da transferência de dados dos pacientes.
Integração
Um ambiente híbrido ou multi-site pode criar desafios quando se trata de integração. As organizações de saúde devem garantir que os sistemas estejam integrados e que seus dados estejam sendo transmitidos com segurança e precisão.
Eficiência
A capacidade da nuvem deve conseguir escalar para atender às necessidades de uma organização de saúde, ou os custos se somarão rapidamente.
Como o mercado de imagem está investindo na nuvem
Espera-se que o mercado de imagens de saúde cresça bastante em 2023, se comparado aos índices registrados nos últimos anos. Este crescimento pode ser parcialmente atribuído a um aumento no uso da computação baseada em nuvem pelos provedores de imagens.
A radiologia é responsável pela maior parte do mercado de imagens e deve crescer de modo exponencial em 2023. O mercado tem sido tradicionalmente dominado por grandes operadores, mas espera-se que o mercado geral de imagens continue a se consolidar nos próximos anos.
O que significa para os pacientes a mudança para imagens baseadas em nuvens
A mudança para imagens baseadas em nuvens está fornecendo aos pacientes uma gama maior de opções. Isto inclui a capacidade de acessar imagens de diagnóstico a partir de seu computador de casa, telefone celular ou outro dispositivo.
As imagens baseadas em nuvem também podem ser usadas para transmitir serviços de imagem de locais remotos para uma instalação centralizada, onde as imagens estão disponíveis para os pacientes.
Estes avanços estão ajudando os pacientes a tomar decisões de tratamento mais informadas e também oferecem benefícios para as organizações, tornando o uso da imagem mais acessível, eficiente e econômico.
Espera-se que estes fatores impulsionem a adoção de imagens baseadas na nuvem, uma vez que os prestadores de serviços de saúde procuram fornecer melhores serviços a um custo menor.