A tecnologia pode ser uma aliada para empresas, já que ela simplifica e otimiza processos. No entanto, muitas vezes, é necessário investimentos para usufruir das vantagens da tecnologia, de modo que existem dois tipos de empresas: as que não investem em tecnologia e as que investem.
Por exemplo, na área de radiologia e diagnóstico por imagem é vital contar um sistema que facilite a rotina da clínica bem como ajude a organizar todos os documentos e exames armazenados.
Clique aqui para conhecer o nosso guia completo da alta produtividade e agilidade em Laudar.
Neste texto você vai conhecer as diferenças, quesito por quesito, de uma empresa que possui um sistema de armazenamento para uma que não o utiliza.
Diferença entre a empresa A e empresa B
Enquanto a empresa A não utiliza nenhum sistema de armazenamento para clínicas a empresa B entende a sua importância.
Veja como a tecnologia, ou a falta desta, impacta cada empresa.
Segurança
Na empresa A por não ter um banco de dados organizado possui grande dificuldade de encontrar documentos e exames médicos em um tempo razoável. E também por ter um armazenamento físico seu arquivo ocupa um grande espaço físico.
Ainda, a empresa A está suscetível a invasões hackers de pessoas má intencionadas, bem como pode sofrer com a perda de documentos.
Já a empresa B garante a segurança de seus documentos através de um software, podendo acessar os exames de qualquer lugar, e até mesmo de um celular, pois os arquivos estão armazenados na nuvem.
E se eventualmente um equipamento quebrar não existe o risco de perdê-lo, visto que basta apenas acessar novamente o sistema. O acesso ao sistema está limitado apenas a pessoas autorizadas.
Praticidade
O paciente da empresa A deve levar os exames médicos diretamente na clínica, sendo necessário marcar consulta e se deslocar. E se for necessária uma segunda opinião, o médico deverá ir até outra clínica.
No entanto, na empresa B por investir em um software mobile basta que o cliente envia digitalmente os exames, trazendo conforto e facilidade para o paciente e para o médico.
E se necessário uma segunda opinião o arquivo pode ser enviado diretamente ao celular do colega médico.
Eficiência
A empresa A possui um processo mais lento, pois é necessário buscar os arquivos de cada paciente no arquivo físico, de modo que os resultados demoram mais para ser entregues ao paciente.
Enquanto a empresa B apresenta, devido a tecnologia PACS, um tempo de entrega muito menor, é possível pesquisar o nome do paciente no campo de pesquisa, o que facilita todo o trabalho.
Custos
A impressão de exames, que geralmente envolvem materiais caros devido ao uso de filmes e químicos, é um gasto para a empresa A, enquanto a empresa B tem redução de custo, não sendo necessário imprimir exames.
O que é o sistema PACS?
Do inglês Picture Archiving and Communication System, o PACS é um um sistema para capturar, distribuir, armazenar e exigir imagens médicas. Através deste software o diagnóstico é facilitado e possível obter segundas opiniões à distância.