Entenda melhor sobre um dos documentos mais importantes da medicina e como elaborar um bom laudo médico!

O laudo médico é um dos mais importantes documentos da medicina e, dessa forma, da telemedicina também. Ele é um documento fundamental não apenas para o paciente, mas para o profissional da saúde também.

A principal função do laudo é formalizar e compartilhar os resultados dos exames realizados para os pacientes. Ele pode ser impresso ou com acesso online através do laudo a distância e com certeza sua emissão é uma das atividades mais realizadas em centros de saúde responsáveis por exames de imagem.

O documento oficial contém assinatura do médico especialista responsável, que é quem deverá avaliar os exames do paciente. É necessário que seja bem feito para que não haja o risco da necessidade do paciente fazer novos exames e, dessa forma, atrasar seu tratamento.

Um laudo médico bem feito facilita bastante o diagnóstico. Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Como elaborar um bom laudo?

O óbvio muitas vezes precisa ser dito. Um bom laudo é aquele completo, acessível e feito de maneira padronizada, pois assim terá uma melhor compreensão para médicos e outros profissionais da saúde que precisem analisá-lo para o paciente.

No entanto, ainda existem muitas unidades de saúde que sofrem com a falta de organização nas informações que precisam ser claras nos resultados dos exames de imagem. Por essa razão, é importante revisar o que é fundamental na execução de um laudo médico.  Veja:

Componentes básicos:

  • Nome completo do paciente
  • Nome e endereço do local de realização do exame
  • Nome do médico responsável pela solicitação do exame
  • Data de realização
  • Justificativa para a solicitação do procedimento
  • Conduta e descrição detalhada do exame
  • Hipótese diagnóstica
  • Informações adicionais do paciente como idade, peso e altura

O Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda, ainda, as seguintes questões para a elaboração de um laudo médico:

  • Ficha clínica contendo a anamnese, os exames físicos e as hipóteses dos diagnósticos feitos pelo médico
  • Exames complementares, como exames radiológicos, exames de laboratório, ultrassom, etc
  • A folha de prescrição médica, contendo relatório de enfermagem (ou que o relatório de enfermagem seja feito separado)
  • Quadro de temperatura-pulso-respiração (TPR)
  • Resumo de alta/óbito

Qual é a importância do laudo médico?

Seja para a saúde da população em geral, seja para a perícia judicial, seja para saúde ocupacional, doenças e acidentes, o laudo médico é um documento fundamental na medicina.

Um laudo médico bem feito contém o máximo possível de informações úteis sobre o paciente, como vimos no tópico anterior e, assim, serve de base para orientar o paciente caso seja preciso realizar algum tratamento. Todo laudo apresenta linguagem técnica específica, visto que faz parte de um padrão estabelecido pelas sociedades responsáveis pela medicina.

Uma boa e eficiente maneira de emitir um laudo de exame é por meio da emissão de laudos médicos a distância. Todo o procedimento é bastante eficaz e prático.

Após a realização do exame de imagem, os dados enviados pelo aparelho digital responsável são convertidos em imagens internas do corpo. Tendo em vista que as imagens digitais são pixels, podem então ser compartilhadas através de uma plataforma de telemedicina.

A partir disso, esse documento fica disponível de maneira bastante acessível para que seja consultado tanto pelo médico responsável quanto pelos profissionais da clínica e os pacientes, desde que tenham o login e senha para isso.

Por fim, os especialistas podem redigir o laudo de forma totalmente online e remota e disponibilizar no portal em questão para que os médicos possam avaliar os exames de acordo com o histórico do paciente e encaminhá-lo para tratamento caso preciso.

Se interessou? Clique aqui e conheça o MobileMed!

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp