Os mixomas odontogenicos são neoplasias benignas raras de comportamento localmente agressivo que não originam metástases, com predileção pela mandibula. Os achados tomográficos e de ressonāncia magnética descritos na literatura variam entre lesôes expansivas uni ou multiloculares que, quando localizadas na maxila, tendem a envolver o seio maxilar.
No presente caso, demonstrou-se uma lesão expansiva sólida mutiloculada que promovia remodelamento ósseo e apresentava conteúdo de partes moles e finos septos ósseos , se originando da maxila esquerda no nível dos pré- molares, determinando elevação do assoalho orbitário. À ressonância magnética , a lesão apresentava baixo sinal em T1, com impregnação pelo meio de contraste paramagnético , sinal heterogenio em T2 com septos de baixo sinal de permeio e facilitação à fusão.
Foram aventadas também as possibilidades de ameloblastoma, ceratocístico odontogênico e granuloma de célula central gigante.
A análise histopatológica é fundamental para confirmar o diagnóstico devido à sobreposição das características clinicas e radiológicas como outras lesões. O mixoma odontogênico se caracteriza histopatologicamente por células fusiformes uninucleadas dispersas em um fundo de mesênquima, com longos processos citoplasmáticos em cada extremidade, não se observando atipa celular ou células mitóticas .
O paciente em questão foi submetido à maxilectomia com ressecção do asssoalho da órbita devido à friabilidade do tumor, sendo alocados parafusos e tela de titânio.O seguimento, de um ano até o momento, não evidencia recidiva tumoral.
Telerradiologia – Para definir exatamente o que é telerradiologia, um bom lugar para começar é definir primeiro a palavra radiologia. A radiologia é um tipo de técnica de imagem que os médicos usam para obter imagens da parte interna do corpo. Isso geralmente é feito para tratamento ou diagnóstico. Ultra-sons, ressonâncias magnéticas e raios-x são exemplos.
Agora podemos adicionar o prefixo “tele” à radiologia. Pense na palavra “telefone”, que se refere a um dispositivo que permite ligar para alguém que está em um local diferente. Quando aplicado à telerradiologia, significa que as imagens são enviadas para um local diferente. As imagens, juntamente com os estudos realizados nas imagens, são enviadas para profissionais ou médicos que estão em um local diferente.