Tumor desmoide extra- abdominal.

Diante de lesão na parede torácica em paciente jovem com implantação prévia de marca-passo, todos os métodos de imagem têm papel na investigação diagnóstica, estreitando a possibilidade para definição histopatológica. A ultrassonografia e tomografia sugeriram lesão sólida, localizada entre os planos musculares e com densidade de partes moles. A ressonância revelou lesão heterogênea, com predomínio de alto sinal em T2 entremeada por áreas e bandas de baixo sinal, sugerindo componente fibroso e lesão de natureza miofibroblástica. Não havia sinais de lesão multifocal, foco primário alternativo ou foco secundário no PET-TC.

Diante dos achados radiológicos, aventou-se a possibilidade de três diagnósticos principais: (a) tumor desmoide; (b) fibrossarcoma; e (c) sarcoma pleomórfico indiferenciado, com características similares pelos métodos de imagem, necessitando-se então de investigação histológica.
A peça cirúrgica demonstrou lesão sólida de aproximadamente 20 centímetros, em íntimo contato com musculatura intercostal, também ressecada, e com o fio do marca-passo.
Após preparo, a peça foi segmentada no eixo coronal, demonstrando aspecto sólido e rígido, com componentes fibrosos de aspecto cicatricial e componentes de aspecto trabeculado, em correspondência com as áreas de baixo sinal e alto sinal à ressonância, respectivamente.
https://mobilemed.com.br/blog/
A análise histopatológica revelou duas áreas distintas, ambas compostas por células fusiformes, diferindo em relação à matriz extracelular, colágena nas áreas mais fibrosas na peça e com baixo sinal em T2, e mixoide nas áreas trabeculadas na peça e com alto sinal.
Os achados histológicos são diagnósticos do tumor desmoide.

Telerradiologia – Para definir exatamente o que é telerradiologia, um bom lugar para começar é definir primeiro a palavra radiologia. A radiologia é um tipo de técnica de imagem que os médicos usam para obter imagens da parte interna do corpo. Isso geralmente é feito para tratamento ou diagnóstico. Ultra-sons, ressonâncias magnéticas e raios-x são exemplos.

Agora podemos adicionar o prefixo “tele” à radiologia. Pense na palavra “telefone”, que se refere a um dispositivo que permite ligar para alguém que está em um local diferente. Quando aplicado à telerradiologia, significa que as imagens são enviadas para um local diferente. As imagens, juntamente com os estudos realizados nas imagens, são enviadas para profissionais ou médicos que estão em um local diferente.

https://evisit.com/resources/what-is-teleradiology/

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Sistema PACS

Teste Grátis por 7 dias!

Talvez você goste também