Pesquisadores da Northwestern University desenvolveram uma série de ‘soft-sensors’ que podem fornecer monitoramento wireless de mães grávidas durante o trabalho de parto. Os sensores substituem fios e cintos normalmente usados para monitoramento da gravidez, podendo enviar dados diretamente para o smartphone de um clínico e abrindo a possibilidade de monitoramento remoto em ambientes rurais ou de poucos recursos, ou mesmo para partos em casa durante a pandemia atual.
Os devices tradicionias leventam sinais vitais e dados sobre a frequência das contrações que são importantes para garantir que a mãe e o bebê estejam seguros. No entanto, os dispositivos podem deslizar para fora do lugar e amarrar as mães aos leitos hospitalares, dificultando o movimento de levantar ou se movimentar.
“O monitoramento da gravidez realmente não mudou por décadas. Em comparação com alguns dos avanços tecnológicos que vemos em cardiologia ou imagem, a saúde da mulher ficou para trás ”, disse a Dra. Shuai Xu, pesquisadora envolvida no estudo. Os novos dispositivos são wireless e muito menos complicados. Incluem um monitor suave e flexível que adere ao abdômen, monitorando as contrações e os batimentos cardíacos do bebê.
Um segundo monitor e outro pequeno dispositivo, envolve um dedal para medir os níveis de oxigênio e a temperatura periférica, enquanto um terceiro adesivo do tamanho de um selo postal adere ao peito e monitora o coração materno e a temperatura central. “Eliminar os fios não só aumenta o conforto e a liberdade de movimento da mãe, mas também leva a dados mais confiáveis”, disse John Rogers, outro pesquisador envolvido no estudo.
Telerradiologia – Para definir exatamente o que é telerradiologia, um bom lugar para começar é definir primeiro a palavra radiologia. A radiologia é um tipo de técnica de imagem que os médicos usam para obter imagens da parte interna do corpo. Isso geralmente é feito para tratamento ou diagnóstico. Ultra-sons, ressonâncias magnéticas e raios-x são exemplos.
Agora podemos adicionar o prefixo “tele” à radiologia. Pense na palavra “telefone”, que se refere a um dispositivo que permite ligar para alguém que está em um local diferente. Quando aplicado à telerradiologia, significa que as imagens são enviadas para um local diferente. As imagens, juntamente com os estudos realizados nas imagens, são enviadas para profissionais ou médicos que estão em um local diferente.