Você já ouviu falar em Sistema PACS? Sabe tudo o que ele é capaz de fazer pela medicina?
Preparamos um conteúdo exclusivo para te explicar todos os detalhes sobre essa ferramenta que é capaz de agilizar processos e garantir maior eficiência para a sua equipe médica.
A seguir, vamos te contar o que é esse sistema, sua origem, funcionamento, benefícios principais e como você pode implementar o PACS na sua clínica durante 15 dias de forma totalmente gratuita.
O que é o Sistema PACS?
PACS (Picture Archiving and Communication System), que em português significa Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens, é uma ferramenta cuja função é padronizar e facilitar a comunicação de exames entre clínicas, hospitais e médicos.
Através dele, é possível armazenar imagens médicas digitais, como radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, entre outras, de forma totalmente segura.
Os exames e imagens ficam protegidos em um servidor que é acessado somente por profissionais de saúde autorizados, a qualquer momento e em qualquer lugar através de dispositivos conectados à rede.
Origem
Antigamente, era comum que pacientes transportassem exames em mãos de uma clínica para outra, ou entre hospitais diferentes.
Como consequência dessa prática, o atraso nos diagnósticos, ou os prejuízos financeiros de ter que refazer um exame por falta de compatibilidade entre clínicas era algo comum.
Porém, essa realidade mudou. Atualmente, com o sistema PACS, o trânsito de informações e imagens radiográficas foi facilitado e os exames podem ser acessados de maneira 100% digital entre diferentes estabelecimentos.
Graças ao padrão DICOM, que surgiu em 1993, as informações arquivadas entre diferentes fabricantes puderam ser interpretadas mutuamente.
Funcionamento
Basicamente, o sistema pode ser resumido em cinco etapas básicas.
1) Captura de imagens a partir de equipamentos usados nos exames de diagnóstico: tomografia, mamografia, ressonância magnética, raio x.
2) Padrão DICOM: as imagens são transmitidas a um servidor, por meio de um protocolo de transferência – DICOM ou demais existentes – que determina o formato desses arquivos.
3) Armazenamento: Os dados transmitidos são então armazenados em uma estrutura de dados externa, como na nuvem.
4) Visualização: As informações armazenadas ficam disponíveis em sistemas com acesso a internet.
5) Acesso: Os dados podem ser acessados por pacientes e profissionais devidamente credenciados. Por conter dados sensíveis de pacientes, o sistema PACS sofre impactos diretos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Benefícios
- Maior eficiência do sistema hospitalar
Acesso a exames e outras documentações de forma totalmente digital, agilizando diagnósticos e melhorando a jornada do paciente.
- Organização de arquivos
O armazenamento na nuvem, atualmente, é a melhor forma de se prevenir contra as perdas de arquivos. Lá, as informações estarão disponíveis 24h por dia, sete dias por semana.
- Segurança da informação
O software e servidores da Mobilemed contam com várias camadas de proteção, o que impede vazamento de dados..
- Utilização ilimitada
Nossos clientes podem usar o Sistema PACS independente de número de equipamentos, usuários e modalidades.
Demonstração gratuita
Na Mobilemed você pode experimentar antes de decidir adquirir o serviço. É só solicitar uma demonstração gratuita e conferir todas as vantagens na prática.
O Sistema PACS da Mobilemed é sua melhor opção!
Clique aqui e faça o teste gratuito por 15 dias