Solicitado radiografia do tórax que demonstrou opacificação de todo o hemitórax direito.
Prosseguida investigação diagnóstica com ressonância magnética (RM) torácica, que demonstrou extensa massa sólida heterogênea intratorácica à direita, comprimindo e deslocando para a esquerda a traquéia e demais estruturas mediastinais, além de determinar eversão da hemicúpula diafragmática direita. Esta formação expansiva apresentava ainda áreas de conteúdo de hipersinal em T1 sugerindo hemorragia intralesional, sem evidências de osteólise costal. Exames laboratoriais apresentaram resultados dentro dos limites da normalidade. O paciente foi submetido à biópsia percutânea e o exame histopatológico revelou sarcoma sinovial monofásico fibroso. Após o diagnóstico, foi realizada quimioterapia adjuvante com posterior pleuropneumonectomia para ressecção tumoral.
Os sarcomas representam um grupo heterogêneo de tumores derivados de células de origem mesenquimal. Representam 1% de todas as neoplasias em adultos e 15% em crianças, e ocorrem principalmente nas extremidades (60%), sendo bastante raros na região do tórax (0,2% dos cânceres pulmonares e 5% de todas as neoplasias torácicas).
Radiologicamente, esses tumores apresentam-se como grandes massas heterogêneas que podem acometer todo hemitórax, promovendo desvio da linha média. Áreas de necrose e hemorragias são comuns, assim como invasão da parede torácica.
Embora seja neoplasia rara em pediatria, deve-se considerar o sarcoma de partes moles entre os diagnósticos diferenciais de tumores intratorácicos, especialmente quando diante de grande massa heterogênea em pacientes jovens, sem evidências de doença maligna em outra parte do corpo.
Telerradiologia – Para definir exatamente o que é telerradiologia, um bom lugar para começar é definir primeiro a palavra radiologia. A radiologia é um tipo de técnica de imagem que os médicos usam para obter imagens da parte interna do corpo. Isso geralmente é feito para tratamento ou diagnóstico. Ultra-sons, ressonâncias magnéticas e raios-x são exemplos.
Agora podemos adicionar o prefixo “tele” à radiologia. Pense na palavra “telefone”, que se refere a um dispositivo que permite ligar para alguém que está em um local diferente. Quando aplicado à telerradiologia, significa que as imagens são enviadas para um local diferente. As imagens, juntamente com os estudos realizados nas imagens, são enviadas para profissionais ou médicos que estão em um local diferente.