Tudo o que você precisa saber sobre o Sistema PACS

sistemapacs mobilemed

Você já ouviu falar em Sistema PACS? Sabe tudo o que ele é capaz de fazer pela medicina?

Preparamos um conteúdo exclusivo para te explicar todos os detalhes sobre essa ferramenta que é capaz de agilizar processos e garantir maior eficiência para a sua equipe médica.

A seguir, vamos te contar o que é esse sistema, sua origem, funcionamento, benefícios principais e como você pode implementar o PACS na sua clínica durante 15 dias de forma totalmente gratuita. 

O que é o Sistema PACS?

PACS (Picture Archiving and Communication System), que em português significa Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens, é uma ferramenta cuja função é padronizar e facilitar a comunicação de exames entre clínicas, hospitais e médicos.

Através dele, é possível armazenar imagens médicas digitais, como radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, entre outras, de forma totalmente segura.

Os exames e imagens ficam protegidos em um servidor que é acessado somente por profissionais de saúde autorizados, a qualquer momento e em qualquer lugar através de dispositivos conectados à rede.

Origem

Antigamente, era comum que pacientes transportassem exames em mãos de uma clínica para outra, ou entre hospitais diferentes.

Como consequência dessa prática, o atraso nos diagnósticos, ou os prejuízos financeiros de ter que refazer um exame por falta de compatibilidade entre clínicas era algo comum.

Porém, essa realidade mudou. Atualmente, com o sistema PACS, o trânsito de informações e imagens radiográficas foi facilitado e os exames podem ser acessados de maneira 100% digital entre diferentes estabelecimentos.

Graças ao padrão DICOM, que surgiu em 1993, as informações arquivadas entre diferentes fabricantes puderam ser interpretadas mutuamente.

 

Funcionamento

Basicamente, o sistema pode ser resumido em cinco etapas básicas.

1) Captura de imagens a partir de equipamentos usados nos exames de diagnóstico: tomografia, mamografia, ressonância magnética, raio x.

2) Padrão DICOM: as imagens são transmitidas a um servidor, por meio de um protocolo de transferência – DICOM ou demais existentes – que determina o formato desses arquivos.

3) Armazenamento: Os dados transmitidos são então armazenados em uma estrutura de dados externa, como na nuvem.

4) Visualização: As informações armazenadas ficam disponíveis em sistemas com acesso a internet.

5) Acesso: Os dados podem ser acessados por pacientes e profissionais devidamente credenciados. Por conter dados sensíveis de pacientes, o sistema PACS sofre impactos diretos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Benefícios

  • Maior eficiência do sistema hospitalar

Acesso a exames e outras documentações de forma totalmente digital, agilizando diagnósticos e melhorando a jornada do paciente.

  • Organização de arquivos

O armazenamento na nuvem, atualmente, é a melhor forma de se prevenir contra as perdas de arquivos. Lá, as informações estarão disponíveis 24h por dia, sete dias por semana.

  • Segurança da informação

O software e servidores da Mobilemed contam com várias camadas de proteção, o que impede vazamento de dados..

  • Utilização ilimitada

Nossos clientes podem usar o Sistema PACS independente de número de equipamentos, usuários e modalidades.

Demonstração gratuita

Na Mobilemed você pode experimentar antes de decidir adquirir o serviço. É só solicitar uma demonstração gratuita e conferir todas as vantagens na prática.

O Sistema PACS da Mobilemed é sua melhor opção!


Clique aqui e faça o teste gratuito por 15 dias

O mais Completo PACS Cloud em suas mãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Mobilemed

Facilitamos o trabalho do médico radiologista com tudo o que ele precisa em um PACS 100% CLOUD. 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações do mercado e facilite sua rotina em Clínicas e Hospitais.
Soluções
Siga-nos
Selo GPTW 2024-2025
selo

© 2024 Mobilemed. All Rights Reserved.