Em hospitais e clínicas a eficiência é algo essencial, pois, um atendimento bom e rápido pode fazer toda a diferença no tratamento de pacientes. Por isto ineficiências em sistemas hospitalares devem ser eliminadas. Sabendo desta importância preparamos 7 dicas para tornar o seu sistema mais eficiente.
Detalhes muitas vezes podem causar lentidão nos processos de clínicas e hospitais. Por outro lado, a tecnologia é aliada de empresários, pois, podem otimizar tarefas e rotinas empresariais.
Veja como melhorar o seu sistema hospitalar com ajuda da Mobilemed.
1. Elimine custos
Uma clínica ou hospital possui muitos desafios, como alta carga tributária, intensa concorrência, crises econômicas entre outros. De modo que qualquer custo que for eliminado, ou ao menos diminuído, é muito interessante para equilibrar as contas financeiras.
Uma das principais despesas de uma clínica é com impressão de exames e documentos médicos, isto porque os materiais, como tintas e papéis especiais, são de alto investimento.
Uma das formas de eliminar esta despesa é disponibilizar os exames de forma virtual, sem a necessidade de impressão.
2. Aumentar a agilidade
Ao disponibilizar os exames e documentos de forma digital, através de um sistema que pode ser acessado por um computador ou celular, ganha-se uma verdadeira economia de tempo, o que é essencial para o tratamento.
Além de não precisar gastar tempo e recursos com impressão, os clientes e a clínica ganham conforto e praticidade, por não precisar haver o deslocamento destes.
3. Suporte de assistência técnica
Problemas técnicos podem causar paralisações no atendimento, ou até mesmo falhas no diagnóstico, ambos os casos são muito prejudiciais para a clínica e para os pacientes.
Por isto é importante contar com uma assistência técnica, de preferência disponível 24 horas por dia e 7 por semana, evitando assim prejuízos maiores.
4. Adotar uma cultura organizacional
Ter apenas um bom sistema de gestão não é suficiente, é importante investir em cultura organizacional, unificando os comportamentos e rotinas de toda a equipe de funcionários para que toda conforme os princípios e objetivos da organização.
Desta forma, ganha-se melhoria na comunicação, capacitação de recursos humanos e lideranças mais representativas entre outras vantagens.
5. Padronização de processos
Para que uma clínica ou hospital tenha o máximo de eficiência é necessário organização e padronização de processos, desta forma, é importante definir muito bem regras, metas e objetivos.
Outro ponto igualmente importante é a definição de funções e prazos, de modo que fique muito claro as tarefas de cada membro da equipe.
6. Pesquisa de Satisfação
A principal métrica para analisar a qualidade do seu atendimento é a satisfação do cliente, isto porque é ele o principal interessado nos serviços da clínica.
Existem diversas formas, como pesquisas e questionários, para medir o nível de satisfação dos clientes com os seus serviços.
7. Invista em tecnologia
Muitas vezes a tecnologia pode ser aliada de empresários, diminuindo despesas e otimizando processos, que antes mecânicos e cansativos tornam-se simplificados e com redução de riscos com falhas.
Desta forma, uma revolução tecnológica pode fazer que a clínica tenha mais eficiência na entrega de exames e documentos médicos, como é o caso do Sistema PACS.
Com o Sistema PACS é capaz de entregar exames com mais praticidade e agilidade, isto tudo no conforto do lar de seus clientes.