5 motivos para adquirir sistema PACS

adquirir sistema PACS

Sistema PACS é o nome dado para um sistema de comunicação e arquivamento de imagens criado especialmente para atender hospitais, clínicas e consultórios, a fim de oferecer mais agilidade e segurança para laudos e exames de seus pacientes. Neste texto, você vai descobrir os principais motivos para contratá-lo para o seu negócio.

O PACS é um sistema que oferece segurança, agilidade e mobilidade para a área da saúde. Ele impacta diretamente na produtividade dos profissionais da área médica e representa menos burocratização, mais padronização na linguagem de exames e laudos e o compartilhamento de imagens entre os estabelecimentos, tudo a fim de otimizar a vida tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

Para você entender melhor porque deve adquirir um sistema PACS para o seu hospital, clínica ou consultório, vamos te explicar neste novo conteúdo do blog o que é exatamente um sistema PACS e apresentar os principais benefícios que ele oferece.

Veja abaixo.

O que é PACS?

PACS é uma sigla para Picture Archiving and Communication System, que, em português, significa Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. O principal objetivo do PACS é padronizar e facilitar a comunicação entre hospitais, clínicas e médicos. Ele é um sistema intuitivo e pode ser facilmente aprendido pelos profissionais, o que resulta tanto na otimização de rotinas quanto na melhora da qualidade dos processos realizados.

Antigamente, pacientes precisavam carregar seus exames para diferentes estabelecimentos sempre que solicitados. Além de causar demora em diagnósticos, haviam também prejuízos financeiros e, em alguns casos, os pacientes precisavam refazer exames para que fossem compatíveis com os diferentes tipos de sistema utilizados nas clínicas.

Hoje, esses mesmos exames podem ser acessados de maneira 100% digital, facilitando a vida não só do paciente, mas também dos médicos que podem acessar dados sobre o histórico daquela pessoa a qualquer hora e de qualquer lugar. Portanto, o PACS veio para facilitar o trânsito de informações e de imagens de radiografia com segurança.

Como o PACS funciona

O sistema PACS pode ser resumido em cinco etapas básicas. A primeira consiste no recebimento de imagens a serem geradas a partir de equipamentos usados nos exames de diagnóstico, como tomografia, raio-x, mamografia, ressonância magnética, entre outros. Em seguida, entra a parte do padrão DICOM conjunto de normas que unifica o formato de exames de diagnóstico): as imagens são transmitidas pelo equipamento para um servidor por meio de um protocolo de transferência que determina o formato desses arquivos.

Os dados transmitidos são armazenados em uma estrutura de dados externa, que pode ser na nuvem ou em um servidor próprio. As informações armazenadas ficam disponíveis para visualização em sistemas web, que permitem que os dados sejam acessados de maneira offline. A partir daí, os dados podem ser acessados tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde que têm acesso para ver essas informações.

Motivos para adquirir o PACS

Agora que você sabe como o sistema PACS funciona, selecionamos os cinco principais motivos para você contratá-lo hoje mesmo para a sua empresa.

1) Redução dos custos

Usar sistemas PACS permite que hospitais, clínicas e consultórios possam reduzir seus custos uma vez que todas as imagens necessárias são armazenadas e podem ser exibidas de maneira online. Portanto, não é necessário fazer impressões de exames. Além da impressão se tornar desnecessária, entra em desuso a parte química, o processamento, armazenamento e manipulação.

2) Melhoria no gerenciamento dos dados dos pacientes

Todo paciente possui um histórico de saúde. O PACS permite que ele possa ser acessado com facilidade, sem a necessidade do paciente ou do médico terem isso arquivado e sem correr o risco de que algo seja perdido. Com o sistema, os dados dos pacientes podem ser acessados imediatamente e, dessa forma, exames antigos podem ser comparados aos novos e facilitar na construção de laudos e na chegada a um diagnóstico.

Sistema PACS

Teste Grátis por 7 dias. Solicite Agora!

Volume de Exames
(por mês)

3) Redução das taxas de repetição de exames

O fato dos exames estarem armazenados digitalmente em um só lugar e a facilidade em acessá-los também reduz a taxa de repetição de exames por parte dos pacientes. Isso é essencial para preservar a saúde deles, pois quando falamos em doenças, quanto antes forem diagnosticadas, maiores as chances de cura. Portanto, quando o assunto é saúde, poupar tempo é imprescindível.

4) Segurança dos dados

O sistema PACS oferece muita segurança para o paciente pois os dados são armazenados de maneira criptografada. Portanto, apenas médicos e profissionais que possuem os dados de login e senha podem acessar exames e dados pessoais diversos de seus clientes. Isso impede que exames sejam violados em envelopes ou caixas de arquivo.

5) Mobilidade

Com a evolução da tecnologia, o sistema PACS também alcançou diferentes níveis de mobilidade. Com o armazenamento em nuvem, os exames podem ser acessados a qualquer lugar e em qualquer momento, seja pelo computador, smartphone ou tablet. Isso representa uma melhora na qualidade do atendimento. Em uma emergência, por exemplo, o profissional pode acessar e analisar informações ainda no deslocamento até o hospital, agilizando o diagnóstico do paciente.

Sistema PACS na MobileMed

O MobileMed foi criado para facilitar o trabalho dos radiologistas. Ele permite que esses profissionais trabalhem na nuvem, ou seja, em um espaço online e virtual que pode ser acessado à distância. Radiologistas e clínicas contratam esse serviço para que eles possam disponibilizar laudos para seus pacientes.

Conte conosco para organizar dados dos seus pacientes e otimizar processos da sua clínica de saúde. Além de todos os benefícios que nosso app oferece, temos uma equipe de suporte dedicada 100% do tempo para atender qualquer problema com o sistema. Clique aqui para acessar a home do nosso site e entender detalhadamente o nosso trabalho.

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Sistema PACS

Teste Grátis por 7 dias!

Talvez você goste também