O que é e como funciona o PACS?

o que e pacs

Com o avanço tecnológico, várias ferramentas importantes surgiram, inclusive o PACS. A seguir, saiba o que é e como funciona o PACS!

Com o avanço contínuo da tecnologia, surgem cada vez mais ferramentas capazes de automatizar tarefas e auxiliar o trabalho de diferentes negócios, inclusive o de médicos e profissionais da saúde.

Durante a pandemia, esse avanço tecnológico contribuiu ainda mais na otimização das tarefas de maneira a seguir os protocolos de saúde para prevenir aglomerações. Nesse contexto, não podemos deixar de falar do PACS, o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, que dá a possibilidade de hospitais, clínicas e médicos enviarem e receberem arquivos de exames de imagem de forma mais eficaz, automatizada e padronizada, totalmente online.

Quer entender sobre o assunto? Confira a seguir!

O que é o PACS?

O PACS é um sistema que permite a comunicação e arquivamento de exames de imagem. Seu principal objetivo é otimizar o fluxo de trabalho nas unidades de saúde especializadas em radiologia.

O surgimento da DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine – Comunicação de Imagens Digitais em Medicina) em 1983 foi a base para a criação do PACS.

DICOM é o conjunto de normas que padroniza o armazenamento de imagens médicas em formato eletrônico. Dessa forma, o padrão de qualidade de imagens é ditado pelo DICOM e o software responsável pelo manuseio dessas imagens é o PACS.

Sistemas PACS possibilitam o acesso de exames de imagem de maneira organizada, segura e remota.

Como funciona?

  • O primeiro passo acontece quando o paciente entra para realizar o exame;
  • Depois disso, o equipamento gera a imagem do exame e transfere para a nuvem;
  • A nuvem recebe o exame para o diagnóstico do paciente pelo médico.
  • É disponibilizado o laudo do exame para o paciente no portal de entrega de resultados!

Resumidamente, o funcionamento do PACS é simples e eficiente.

Quais as vantagens do PACS?

Com o avanço tecnológico do compartilhamento de dados através do PACS, os problemas relacionados à perda de exames e o excesso de volume de papel são minimizados.

Além disso, com esse sistema, os centros de diagnósticos por imagem se beneficiam no quesito praticidade, otimização de tempo e também na redução de custos com materiais para impressão.

Os funcionários ganham em produtividade, já que o tempo necessário para entrega de resultados e manuseio de papéis pode ser usado para a realização de outras tarefas.

Ao contrário das origens da telerradiologia, onde os exames de imagens eram salvos em CD’s roms, com o PACS essas imagens ficam salvas na nuvem, dispensando espaço físico de armazenamento.

O PACS também beneficia os pacientes, que não precisam esperar tanto pelo resultado, além de poder ter acesso a todos os seus exames em uma plataforma online. Assim, além de não ter que carregar uma quantidade excessiva de papéis para levar às suas consultas, o médico também poderá ter acesso ao seu histórico de maneira fácil e organizada.

Sistema PACS

Teste Grátis por 7 dias. Solicite Agora!

Volume de Exames
(por mês)

Conheça o MobileMed

O Mobilemed veio facilitar o trabalho dos radiologistas, permitindo que eles trabalhem na nuvem, que nada mais é do que um espaço online e virtual.

Uma grande vantagem desse sistema é transferir grande parte da responsabilidade pelo gerenciamento de infra-estrutura para o provedor. Dessa forma, clínicas e hospitais podem transformar seus datacenters virtuais, seguros, economizadores de espaço, com várias vantagens que otimizarão essas operações hospitalares médicas.

Veja como funcioa a seguir:

Que tal implantar soluções eficientes como o PACS?

Para mais matérias como essa, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe essa publicação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Solução de diagnóstico
por imagem

Talvez você goste também